"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina"    
(Confúcio)   

Procurar Artigo:

Por favor, Identifique-se.

Untitled Document

Uma Reforma no Currículo de Ciências


Por BARRETO, Andrea
Em 21 de Abril de 2008

 

          Sou Professora de Ciências há mais de 10 anos. Orgulho-me de dizer que tenho mais de 28.800 horas de vôo em sala de aula. Nunca saí deste local quase que sagrado da Escola: a Sala de Aula. Nunca fui, embora já tenha sido convidada, para funções administrativas como Coordenação.

          Por isso posso falar, sem o menor medo de errar: o Currículo de Ciências de 6º ano até 9º ano do Ensino Fundamental é desumano e caótico! Já explico: desumano porque é extenso demais e pouco profundo. Caótico pois não tem correlação entre os anos, a menos que o Professor faça essa relação. Veja a razão. No 6º ano (antiga 5º série), estudamos o meio ambiente. Depois no 7º ano (antiga 6º série), vamos ver os seres vivos. No 8º ano, o aluno aprende sobre o Corpo Humano. E no 9º ano, física e química.

          São conteúdos estanques, sem o menor cuidado de fazer as devidas relações. Vamos pensar! No meio ambiente (matéria de 6º ano) tem seres vivos (matéria de 7º ano), que dependem deste ambiente para viver. O Homem (matéria de 8º ano) é um ser vivo, que deveria cuidar deste ambiente e dos outros seres vivos para sobreviver. E a química e a física (matéria de 9º ano) está em todo esse processo. Se o Professor não fizer isso, nenhum livro ou esquema de aula o fará por ele!

          Uma reforma curricular deveria tirar das Ciências toda essa extensão e dar-lhe mais profundidade. Por exemplo: No 7º ano, quando ensinamos seres vivos, o aluno tem que saber todos os grupos de seres vivos - é quase a minha Universidade inteira, a qual foi feita em 4 anos! Mas não temos tempo - se quisermos cumprir o programa - de nos atermos a coisas muitíssimo importantes, como doenças e meio ambiente. De que vale para o aluno saber o nome científico da baleia? Não é melhor ele aprender sobre a importância deste mamífero marinho para o meio ambiente?

          Mas atenção: não estou defendendo não dar conteúdo - que hoje em dia é a moda! Temos sim que falar do nome científico, não para o menino decorar o nome científico, mas para ele saber a razão desta notação e como se escreve. O conteúdo deve ser revisto para ser dado de maneira mais coerente.

          Então, vamos fazer uma reforma Curricular Urgente, pois o currículo que aí está não nos serve mais!

Compartilhe este artigo!
Avalie este artigo!
Adicione ao Digg!
Adicione ao Yahoo My Web!
Adicione ao Del.icio.us!
Adicione ao Technorati!
Adicione ao Reddit!
Adicionar ao Rec6!

Outros Artigos deste Autor

   Educação: Uma Reforma no Currículo de Ciências, em 21 de Abril de 2008
   Informática Educativa: A Educação ganha com a Informática ?, em 21 de Março de 2008
   Educação: Cansei de Ouvir : "Todo mundo faz isso ! ", em 21 de Maio de 2008
 

Comentários

  Em 21 de Maio de 2008:
Rio de Janeiro   Rio De Janeiro
Escola Municipal Comunidade De Vargem Grande
Gente ! Não entrava aqui a bastante tempo. Falha minha ! Perdão a todos ! Obrigada pela "chuva de coemntários" . Sei que todos que deixaram os seus comentários leram e pensaram sobre o assunto. Vejo que a minha preocupação não é só minha, ainda bem !

Só uma coisa! Para o Alessandro ( São Paulo) : a liberdade existe mas ela é atropelada pelo tal do vestibular que exige o tal "conteúdo" sem conexão alguma. Não sou contra o vestibular, acho que tem que existir. Mas ele deforma essa nossa liberdade.

Professor Vinícius, não somos nós que reinventamos a roda. São os "professores de gabinete" que não conhecem turma e nem aula ! Eles é que fazem isso !

Beijos a todos e obrigada ! 
 
  Em 10 de Maio de 2008:
Distrito Federal   Ceilandia
É verdade tem muitos professores que nós alunos temos que aprender do jeito original  as vezes na marra né porque alguns nomes que achamos quase impossíveis para decorar !
 
  Em 10 de Maio de 2008:
Minas Gerais   Patrocínio
Unicerp
 Sim eu concordo, tem coisas que depois que eu aprendo, paro penso, "para que eu precisso saber disso", principalmente em português e matemática, varias matérias só servem até a avaliação, depois desta os alunos fazem questão de esquecer o que aprenderam.
 
  Em 10 de Maio de 2008:
Sim eu concordo que se dá importância demais a determinados assuntos e detalhes que não precisam de tanta preocupação.Problema todo não é exatamente o currículo em si, o conteúdo, mas sim a abordagem.
 
  Em 10 de Maio de 2008:
São Paulo   Guaratingueta
vejo que os longos anos dedicados a educação de muitos jovens! lhe fez refletir e desta forma rever todo o conteudo dado nos salas de aula! Por que eu sei que esta so em uma diciplina mais em quase 90% das cadernetas de estudo das escolas publicas e municipais deste pais. Realmente, se houvesse esta reforma necessaria, meu filho nao passaria pela dificuldade nos vestibulares que eu estou passando!

o que for necessariuo e possivel para mim eu farei. pois sei que vc tambem fara. Meus parabens pela sua iniativa! 
 
  Em 9 de Maio de 2008:
Ceará   Araripe
quando eu estudava na 5ª serie eu nao consegui aprender muito bem sobre todas essas coisas,acho que deve ter sido exatamente por essa falta de coerencia entre as materias,eu concordo com a professora e acho que deve mudar rapidamente para que os alunos de hoje nao fiquem prejudicados, como eu fiquei
 
  Em 9 de Maio de 2008:
São Paulo   São Paulo
Universidade Ibirapuera
E nem acho tão complicado resolver isso. É só ver como é o cronograma nos países desenvolvidos e copiar. Nem precisa invetar a roda denovo.

 

Concordo com a professora.

Digo também que apartir do ensino médio, os alunos deveria escolher já entre exatas, humanas e biológicas. Assim o cara que escolhesse biológicas, estudaria as seres vivos com gosto. 

 

 
 
  Em 9 de Maio de 2008:
São Paulo   São Paulo
Universidade Ibirapuera
E nem acho tão complicado resolver isso. É só ver como é o cronograma nos países desenvolvidos e copiar. Nem precisa invetar a roda denovo.

 

Concordo com a professora.

Digo também que apartir do ensino médio, os alunos deveria escolher já entre exatas, humanas e biológicas. Assim o cara que escolhesse biológicas, estudaria as seres vivos com gosto. 

 

 
 
  Em 9 de Maio de 2008:
São Paulo   São Paulo
Unip
é.. bom, realmente eu concordo q se dá importância demais a determinados assuntos e detalhes q não precisam de tanta preocupação, como vc citou.. e realmente o professor faz td a diferença.. digo isso pq a professora q eu tive nos 3 anos do colegial foi espetacular.. ela costumava não se apegar mto aos livros, e dar mais matéria q ela mesma programava, trabalhos, etc.. eram aulas mto boas.. e eu pessoalmente gosto de biologia, então sempre gostei de estudar na época do colegial, pra mim alguns detalhes faziam a diferença, mas é questão de gosto meu.. concordo com vc, mas acho q não deveria totalmente mudar o currículo só.. é q eu nao sou professor então não sei como vcs programam as aulas e qual a liberdade q lhes é dada pela coordenação, mas imagino q só o fato de darem uma boa liberdade pra vcs criarem as aulas as suas maneiras ja faria mta diferença.. repito, não sou professor então não sei como funciona o "sistema", se eu estiver errado, me desculpe.. oq eu acho legal é aprofundar a matéria com trabalhos, sabe?! exemplos: trabalhos em grupos, cartazes, projetos, não sei.. fazer o aluno querer ver o conteúdo por conta própria ;)
 
  Em 8 de Maio de 2008:
Eu concordo em termos

o que eu acho errado é q deveria ter uma interassao maior entre os conteudos e a parte q eu descordo é q para poder aprofundar mais sobre qualquer assunto os alunos precisam d uma base essa q é passada no ensino fundamental e vejo necessario uma mudança no ensino medio o aprofundamento deve existir la e por enquanto o ensino medio ser a base o inicio d tudo
 
  Em 24 de Abril de 2008:
Rio de Janeiro   Rio De Janeiro
Escola Municipal Comunidade De Vargem Grande
Oi, William! Eu vi o seu post sobre Wiki, ia até comentar mas não tive tempo.

Eu já fiz uso de Wiki - http://aulasdeciencias.wikispaces.com/- mas a minha  garotada não gostou muito pois é mais difícil de interagir. Acho que vou tentar mais um pouco o uso desta ferramenta. Obrigada 
 
  Em 23 de Abril de 2008:
Rio de Janeiro   Rio De Janeiro
Unigranrio
Olá, professora!

Parabéns pelo tempo em campo e mais que isso, após tanto tempo de aula estar aqui buscando mudar esta realidade que você apresentou e não conformada com ela, como muitos professores.

Bem, pelo o que eu entendi através do seu texto, o problema todo não é exatamente o currículo em si, o conteúdo, mas sim a abordagem. O gancho entre essas matérias é o que está faltando.

Que tal, para auxiliar esse elo a longo prazo, utilizar um sistema Wiki? A informática só tem a ajudar nestes casos! Escrevi um artigo a respeito há poucos dias, pode ser interessante para ajudar a seguir os tópicos com linearidade.

Abraço!